Rodrigo Scimini Gibba

Seja bem vindo ao blog do professor Rodrigo Scimini Gibba


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma breve introdução sobre Ashtanga Yoga

O ashtanga vinyasa yoga é uma prática intensa e desafiadora , na qual após algum tempo de prática é comum o relato dos alunos em sentirem-se com muito mais “energia” e disposição , no aspecto físico proporciona, dentre outros benefícios, tônus muscular e melhoria acentuada da flexibilidade, melhor funcionamento do aparelho digestivo e desobstrução das vias respiratórias. No plano mental experimentamos já no início de nossa prática uma grande clareza mental, auxiliada pela técnica vinyasa que promove um maior controle de nossas “flutuações” mentais.

O Ashtanga Yoga é o método ensinado por Sri K Pattabhi Jois em Mysore, cidade localizada no estado de Karnataka, sul da Índia, é um método gradual que segue uma maneira correta de conectar respirações e posturas em uma pratica fluida e meditativa.

A série de exercícios do Ashtanga Vinyasa é dito ter a sua origem no antigo texto Yoga Korunta, compilado por Vamana Rishi, e que Krishnamacharya recebeu de seu Guru Rama Mohan Brahmachari no Monte Kailash. Este manuscrito mais tarde passou à Sri K. Pattabhi Jois. Krishnamacharya teve influência considerável em relação a muitas das formas modernas de yoga ensinadas hoje. Muitos professores atuais, como BKS Iyengar e Indra Devi, juntamente com o Sri K. Pattabhi Jois, foram seus alunos.
Krishnamacharya era bem conhecido por adequar seus ensinamentos às características específicas da pessoa ou grupo que ele estava ensinando e a série Vinyasa para adolescentes é um resultado disto. Krishnamacharya não estava praticando essas séries nesta época, nem ensinou todos os praticantes da mesma forma. Ao trabalhar na sua convalescença em Maharaja, Mysore, Krishnamacharya fez um shala, ou uma escola de yoga, com os mesmos fundamentos e adaptou a vinyasa prática para as pessoas que moravam lá. Vinyasa, por isso, foi pensada como uma prática muito exigente em seu caráter físico, que pode ser bem sucedida em canalizar a hiperatividade dos jovens. Este sistema pode também ser usado para ajudar a acalmar o fluxo de pensamentos na mente, reduzindo o estresse e ensinando personalidades extrovertidas a se tornarem mais introvertidas para consciência dos seus corpos e manutenção do foco durante suas práticas.

A grande força do ashtanga está exatamente em sua prática, que deve ser realizada com disciplina e dedicação, pois assim aplicamos e entendemos o que nos é revelado pelo Yoga Sutra "O tempo necessário para atingir o sucesso vai depender da intensidade da prática" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário